Nacional Telha

Cobertura metálica residencial: vantagens e como utilizar

estrutura metálica residencial

Na hora de escolher o telhado para casa, não é raro que fatores como preço e manutenção assustem. Por isso, cada vez mais pessoas optam pela cobertura metálica residencial.

Você já considerou essa opção?

A cobertura metálica residencial é uma opção válida, econômica, sustentável e extremamente flexível, capaz de se encaixar em qualquer projeto.

No entanto, muitas pessoas não sabem que as telhas metálicas podem ser utilizadas em projetos residenciais — e não apenas na cobertura de galpões, garagens ou edificações comerciais.

Nesse conteúdo, vamos te explicar tudo sobre o assunto, ressaltando a importância e os benefícios de investir em estruturas metálicas para telhados de casas. Confira!

O que é cobertura metálica?

o que é cobertura metálica

A cobertura metálica residencial é composta de estrutura e telhas de aço. Dá mais segurança, durabilidade e flexibilidade para a cobertura de uma casa.

Existem diferentes materiais que podem ser empregados em uma cobertura metálica residencial.

Em geral, as telhas são de alumínio, aço galvanizado ou aço galvalume (o melhor material do mercado).

No caso da estrutura, costumam ser utilizados pilares e vigas de aço, encapsulados com concreto. Assim, fornecem maior proteção contra corrosão.

Cobertura metálica residencial: por que escolher essa opção?

Cobertura metálica residencial: por que escolher essa opção?

Investir em uma cobertura metálica residencial é uma excelente maneira de aliar custo-benefício com durabilidade no telhado da sua casa.

Muitas vezes, o telhado é uma fonte de problemas para a residência: infiltrações, manifestações de pragas (como cupins) e falhas estruturais em decorrência do peso da estrutura.

Com uma cobertura metálica residencial, você elimina problemas como esse da sua obra, contribuindo com a vida útil da construção.

Importância de escolher a cobertura correta para casa

Existem diferentes projetos e diferentes tipos de coberturas para casa.

Hoje em dia, muitas pessoas buscam por custos em detrimento da qualidade na hora de escolher o tipo de cobertura.

No entanto, ainda assim, muitos recorrem às opções tradicionais — como às estruturas de madeira com telhas de cerâmica — para compor seu projeto.

Dependendo da infraestrutura da residência e da sua arquitetura, essa pode não ser a melhor opção. Você pensou no quão pesada é a estrutura de um telhado de cerâmica? Isso certamente contribui para problemas na sua casa.

Porém, apostar em opções mais populares, como as telhas de fibrocimento, pode ser um tiro no pé.

Isso porque, apesar de mais baratas, elas oferecem pouquíssima resistência e péssimo isolamento térmico e acústico.

O que você deve buscar, portanto, é uma cobertura que oferece ótimo custo-benefício: promovendo segurança estrutural e se encaixando no seu orçamento.

Vantagens e benefícios do uso da cobertura metálica residencial

vantagens da cobertura de metal para sua casa

Para ajudar você a direcionar seu investimento da melhor forma, preparamos um pequeno guia com as vantagens do uso da cobertura metálica residencial.

Que tal aprender um pouco mais? Confira!

1. Racionalização de materiais e mão de obra

A estrutura e as telhas da cobertura metálica residencial já vêm prontas de fábrica, normalmente dimensionadas.

Qualquer trabalho extra, é apenas para questões de acabamentos finos.

Por isso, todo material utilizado já é calculado para servir corretamente no seu projeto, sem sobras. Isso também se aplica à mão de obra.

A instalação da cobertura metálica residencial, embora necessite de certa expertise, é muito mais simples do que outros tipos de telhados..

2. Redução de custos (Preço m²)

Se você investir em outro tipo de cobertura, provavelmente terá que arcar com uma quantidade muito maior de telhas por m².

As telhas metálicas necessitam de menor caimento (o grau de inclinação do telhado).

Assim, exigem menos peças para vencer grandes vãos e criar uma boa cobertura.

É por isso, inclusive, que esse tipo de telha é muito utilizado em telhados embutidos.

3. Menor prazo de execução

Como falamos, a construção e instalação de uma cobertura metálica residencial é muito mais simples do que de outros telhados.

Calcula-se que essa redução pode chegar a 40% e os motivos são simples:

  • As peças utilizadas são pré-fabricadas e moldadas;
  • A estrutura já está dimensionada para o seu projeto;

4. Flexibilidade e compatibilidade

Projeto difícil? Com uma cobertura metálica residencial, você não tem problemas de compatibilização do telhado com a cobertura.

Como exige pouca inclinação e a instalação é super prática, você pode utilizar esse tipo de cobertura em qualquer lugar — por isso há cada vez mais pessoas a escolhem!

5. Ótimas opções de isolamento térmico e acústico

Diferentemente do que alguns pensam, as telhas metálicas podem oferecer excelente nível de conforto térmico e acústico, bem como isolamento.

Por exemplo: você pode utilizar telhas termoacústicas no seu projeto. Elas possuem uma camada isolante entre duas peças de telhas.

Como escolher a melhor telha para minha casa?

como escolher telha para casa

Para escolher a melhor telha para sua casa, você não pode ficar preso no “preço”. Como sempre falamos, o ideal é buscar por custo-benefício.

Ou seja, uma telha resistente, durável, mas que não seja inflexível como outros modelos, como a de cerâmica ou fibrocimento.

Uma telha que promova maior conforto térmico, acústico e flexibilidade estrutural é a melhor escolha — e você encontra tudo isso com as telhas metálicas.

Quer entender melhor como nossas telhas contribuem para sua obra ou projeto? Entre em contato e peça já um orçamento!

Como fazer telhado metálico?

Para fazer um telhado metálico, basta procurar por uma boa fornecedora de telhas e acessórios para sua construção. Faça questão de buscar empresas especializadas, que trabalhem com materiais da mais alta qualidade!

A Nacional Telha é um exemplo: fabricamos telhas metálicas de vários modelos, utilizando apenas aço da mais alta qualidade, como o aço galvalume AZ150.

Esse é o principal padrão do mercado hoje — uma necessidade para quem busca total durabilidade, resistência e confiança no seu telhado metálico residencial.

Conclusão

Gostou de aprender mais sobre cobertura metálica residencial? Esperamos que o conteúdo tenha sanado suas principais dúvidas sobre o assunto.

Além disso, aproveite as dicas para inovar em sua obra e escolher a opção mais adequada para o seu projeto.

Uma estrutura metálica residencial pode ser uma garantia de menos custos, incomodação e total segurança para sua casa no curto, médio e longo prazo!

E agora? Bom, te convidamos a seguir de olho em nosso blog!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email