Nacional Telha

Tipos de telhas galvanizadas: os principais e seus benefícios

o que é telha galvanizada

A qualidade de construções e reformas depende dos seguintes fatores: desenvolvimento de projeto, mão de obra especializada e materiais utilizados. Sobre este último, se você tem dúvidas, fique por aqui! O tema da vez são os tipos de telhas galvanizadas. 

Você já tinha ouvido falar sobre elas? São muito mais comuns do que você pode imaginar… 

Nos parágrafos a seguir, explicamos como são essas telhas, suas variações de modelos e cores, e trazemos algumas outras informações importantes. Acompanhe o conteúdo e garanta o melhor para a sua obra! 

O que são telhas galvanizadas e quais as vantagens de utilizá-las?

As telhas galvanizadas são feitas com chapas de aço carbono, revestidas com zinco, ou, mais recentemente, Galvalume (uma liga que contém zinco, alumínio e silício), um material extremamente resistente e duradouro. 

Esse revestimento tem como objetivo proteger a chapa da corrosão, pois qualquer chapa de aço carbono, em contato direto com o ar, sofre corrosão.

Além disso, a telha galvanizada pode ser aplicada nos mais variados tipos de reformas e construções. 

Qual a largura e o comprimento da telha galvanizada?

A largura útil, na verdade, depende do modelo da telha galvanizada. São eles:

Telhas onduladas 

Como o próprio nome já diz, elas têm o formato de pequenas ondas. 

Telhas trapezoidais 

Já estas têm formato de trapézio.

Os modelos mais comuns variam entre 950 mm e 1020 mm de largura. Confira no nosso site quais são eles. 

Em relação ao comprimento das telhas, a produção é sob medida, do tamanho que o cliente precisar.

Qual a espessura da telha galvanizada?

As telhas podem ser produzidas com chapas de diferentes espessuras. Quanto mais grossa, maior sua resistência. Segue abaixo tabela com as espessuras mais utilizadas: 

Qual a espessura da telha galvanizada?

A chapa 28, ou com espessura de 0,43mm, é a mais utilizada e com melhor custo benefício do mercado.

Quais são os principais tipos de telhas galvanizadas?

Você já viu quais são os tamanhos, as espessuras e os pesos das telhas, certo? Agora, vamos conhecer os tipos de telha galvanizada. 

Telhas simples 

As telhas simples são aquelas produzidas com uma chapa apenas, e não possuem características termoacústicas. Podem ser na cor natural ou coloridas. 

São bastante utilizadas e possuem um custo bem menor em relação às telhas sanduíche. São muito comuns em casas, comércios e galpões, para fazer coberturas ou fechamentos laterais. 

Telhas termoacústicas

Outro tipo de telha galvanizada é a termoacústica, também conhecida, popularmente, como “telha sanduíche”

Ela é feita com duas chapas de metal + um material isolante (que pode ser feito de poliestireno, poliuretano ou lã de rocha). 

Tudo isso garante ambientes com maior conforto térmico e com muito menos barulhos e ruídos. 

Telhas calandradas

As telhas calandradas passam por mais um processo na fabricação. Elas são curvadas e, por isso, indicadas para aplicações que precisem dessa característica, como ginásios de esportes, fechamentos laterais arredondados ou imóveis com características arquitetônicas diferentes. 

As telhas galvanizadas do modelo ondulado aceitam alguma curvatura, mas somente até um certo ponto. 

Em casos de telhados ou fechamentos que exijam maior curvatura, ou curvaturas em que telhas trapezoidais sejam especificadas, as telhas calandradas são indicadas.

Qual o tamanho da telha galvanizada?

Telhas multidobras

Por fim, as telhas multidobras são aquelas que passam por um processo de curvatura através da conformação de vincos sucessivos. São muito utilizadas em acabamentos para os cantos/quinas dos fechamentos laterais ou coberturas.

Sobre as cores das telhas 

Você precisa de um acabamento visual mais elaborado? Nesse caso, sugerimos o uso das telhas metálicas coloridas

É possível encontrar um grande leque de tonalidades, como verde, azul, vermelho, amarelo, bege, marrom, preta, branca, etc. 

Também não podemos deixar de dizer que as cores são aplicadas por um processo de pintura eletrostática a pó, o que garante mais resistência à tinta e, claro, uma beleza singular. 

Além das cores, a Nacional Telha também fabrica telhas e telhas-forro com aspecto de madeira, uma grande novidade no mercado brasileiro!

telhas coloridas galvanizadass

Benefícios das telhas galvanizadas 

As telhas galvanizadas têm modelos, cores e acabamentos muito diversificados! Isso as torna ideais para muitas construções e reformas, independentemente do tamanho, estilo e funcionalidade! 

Vale reforçar também que o material de zinco é bem resistente, o que evita que as telhas quebrem, deformem e oxidem. 

Aliás, as telhas metálicas demandam baixa manutenção. Representam, portanto, mais praticidade, economia de tempo e de dinheiro. 

Outro ponto muito interessante é que elas são leves, fáceis de transportar e de instalar. 

Já o preço delas situa-se na faixa entre R$ 40 e R$ 150.

Tipos de telhas galvanizadas: conclusão

Neste conteúdo, vimos quais são os principais tipos de telhas galvanizadas. Informações como essas são imprescindíveis para todos, não somente para profissionais da área!  Afinal, o conhecimento básico sobre o tema ajuda a entender melhor como funcionam materiais e obras no geral. 

Então, reforçando: as telhas galvanizadas são feitas com revestimento de zinco e, por isso, proporcionam qualidade e durabilidade. 

Busque telhas desse tipo, em formatos e cores diferentes. Você certamente encontrará as melhores opções para o seu estilo de imóvel! 

Também fica aqui o convite para conhecer melhor a Nacional Telha. Nós trabalhamos com telhas simples, coloridas, termoacústicas e de claridade. 

Todos os materiais são provenientes das melhores usinas do país, como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e a ArcelorMittal.

Aproveite todas as nossas vantagens agora mesmo! 

Continue aqui no blog da Nacional Telha para saber mais dicas sobre construções e reformas! 

Conte com nossa equipe para te ajudar a escolher os melhores tipos de telhas galvanizadas para sua construção!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email