Nacional Telha

Cobertura para garagem: veja os tipos e como escolher o ideal!

Quanto custa cobertura de garagem?

Construir a melhor cobertura para garagem é o objetivo de muitas pessoas que querem máxima proteção para os seus veículos, bem como uma boa área coberta. Você sabe qual o melhor tipo para a sua obra?

Muitas pessoas acabam partindo para as opções de cobertura para garagem mais baratas, sem considerar outros aspectos, como o custo-benefício, estética e qualidade dos materiais.

Nesse conteúdo, viemos para sanar suas dúvidas sobre cobertura para garagem, bem como mostrar os principais tipos e como escolher o mais adequado para seu projeto.

Vamos lá? É só seguir a leitura para continuar aprendendo!

Cobertura para garagem, o que interfere em seu custo?

Os principais fatores que interferem no custo da cobertura para garagem são o tamanho da área a ser coberta e a qualidade do material escolhido.

Material

No caso do material, a flexibilidade é um pouco maior, pois o mercado oferece diferentes opções de telhas e alternativas de cobertura.

Esse é um ponto positivo, mas ainda assim algo que precisa ser muito bem considerado, já que o material terá o fator “tempo” como inimigo.

Materiais muito baratos tendem a deixar os proprietários da garagem na mão, bem como representar uma cobertura mais sensível às intempéries do tempo.

Já pensou enfrentar uma chuva de granizos com uma cobertura ineficaz contra as pedras de gelo?

Os custos serão muito maiores do que apenas relacionados à manutenção da garagem, pois você terá um carro (ou mais!) para mandar para a latoaria!

Tamanho da cobertura

Tamanho da cobertura

O outro fator que impacta no valor da cobertura para garagem é o tamanho da área a ser coberta.

Afinal, quanto mais m² de área para cobrir, mais telhas, tijolos e estrutura você terá que arcar.

Por isso, é necessário calcular com precisão o tamanho da área, para que os orçamentos sejam assertivos e tenham valores condizentes com sua necessidade.

Naturalmente, materiais de melhor qualidade podem custar mais, no entanto, podem oferecer um nível extra de proteção à garagem, algo muito bem-vindo para quem busca construir uma estrutura realmente firme.

Quantas telhas por m² você irá precisar? Veja e aprenda como calcular!

Tipos de cobertura de garagem: veja as opções de modelos

Existem diferentes tipos de cobertura para garagem.

Afinal, ela pode ser integrada à casa ou pode ser uma construção à parte, que complementa o estilo arquitetônico do seu projeto ou possui uma estética própria.

Realmente, é algo que depende bastante, por isso, você pode buscar por diferentes opções de coberturas no mercado com calma.

A seguir, vamos te apresentar as principais, mostrando um pouco mais de suas características, o que influencia no seu custo e também sua qualidade padrão. Vamos lá?

Garagem com laje

Garagem com laje

A garagem com laje pode ou não possuir um telhado, mas normalmente é apenas uma estrutura retangular — como uma “caixa” para proteger os carros.

Possui pouco apelo estético, mas pode ser bastante eficaz quando o assunto é proteção contra intempéries do tempo, em especial granizo e detritos de tempestades.

O seu “contra” é o custo: a laje pode ser um pouco cara de ser feita e precisa ser construída de maneira a não prejudicar a parede.

Ou seja, se você fizer mal feito, há o perigo da estrutura despencar por conta do peso.

Por isso, é essencial entender como realizar o escoamento da água da laje, criando o sistema correto de impermeabilização.

Com cobertura pergolado

O pergolado é uma cobertura de garagem simples, mas que oferece pouquíssima proteção.

Em sua concepção original, o pergolado é uma estrutura com teto vazado: ou seja, tanto chuva, como vento e raios solares ultrapassam suas paredes e teto.

Pode ser que você escolha um telhado para pergolado, mas saiba que essa é uma estrutura mais adequada para jardins, servindo como uma área de lazer.

Estrutura metálica

A cobertura para garagem com estrutura metálica é uma daquelas opções que você encontra em todo lugar e o motivo é simples: é fácil de instalar, possui ótimo custo-benefício e tem um preço acessível.

É que a estrutura metálica é muito flexível: você pode construir apenas com vigas de sustentação, de forma que fique aberta, ou mesmo de maneira fechada.

Além disso, as diferentes opções de telhas que se encaixam nessa estrutura facilitam a escolha.

Um exemplo é a telha metálica simples, que pode ser uma boa opção excelente para quem tem um orçamento mais curto e quer construir uma garagem que ofereça toda proteção para seus veículos.

Cobertura em Policarbonato

O pergolado é um dos tipos de cobertura para garagem, que é um tanto diferente, mas ainda razoavelmente utilizado pelo Brasil.

Trata-se de um material bastante maleável, com preço acessível e que tem uma característica bem bacana, a iluminação natural.

No entanto, apesar de leve, o policarbonato não é o melhor material do mercado com essas características.

Nossa recomendação é utilizar telhas de claridade, feitas de uma mistura de resina de poliéster com filtro U.V, fibra de vidro, iniciador (MEKP), corante e filme desmoldante.

Podem ser incolores ou com tom branco leitoso, permitindo a passagem da luz, e com um longo tempo de vida útil!

Afinal, qual cobertura é a ideal para sua garagem?

Qual o melhor tipo de cobertura para garagem?

A melhor cobertura para garagem é aquela que for confortável para o seu bolso e apresentar toda a proteção necessária para sua garagem.

Realmente, vai depender da sua decisão.

O que podemos falar é que, cada vez mais, as pessoas escolhem opções que apresentam maior grau de robustez e firmeza.

Nesse ponto, as estruturas metálicas se sobressaem, bem como telhas metálicas e termoacústicas.

Essas últimas oferecem total conforto térmico e acústico, não permitindo que temperaturas externas entrem nos ambientes que protegem, bem como reduzindo os ruídos — como da chuva, por exemplo.

Veja como planejar a construção da cobertura e gaste menos

Agora, antes de terminar, vale tocar no ponto essencial para a construção da cobertura para garagem: o planejamento de obra.

Planejar-se é essencial para garantir custos menores e que o projeto seja executado sem problemas — tanto durante a obra, como no médio e longo prazo.

Uma forma de garantir tudo isso (menores custos e durabilidade na construção) é escolhendo a cobertura correta.

Nossa recomendação é buscar pelas telhas metálicas. Elas unem tudo que uma boa cobertura precisa: durabilidade, resistência e alto nível de proteção.

Por isso, são ótimas opções para você instalar rapidamente e não se preocupar por um longo tempo. Afinal, as telhas metálicas são extremamente confiáveis.

Interessou? Que tal conhecer algumas das melhores telhas metálicas do mercado?

Confira os produtos da Nacional Telha: as melhores telhas metálicas para o seu projeto de casa, garagem, galpão e edifício!

Conclusão

Gostou de aprender mais sobre cobertura para garagem, os diferentes tipos, materiais e estruturas para considerar em seus projetos?

Esperamos que nossas dicas ajudem você a escolher a cobertura para garagem mais adequada, fornecendo toda proteção necessária para seus veículos!

E agora? Bom, além de conferir os produtos da Nacional Telha, continue de olho aqui em nosso blog!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email