Nacional Telha

Tipos de telhas metálicas: quais são e como escolher a correta?

tipos de telhas metálicas

Depois de muito pesquisar, você está prestes a fazer o seu telhado de metal. Só que existem vários tipos de telhas metálicas. E agora? Como fazer a escolha certa? 

Fique tranquilo! Vamos simplificar sua escolha com o conteúdo a seguir! Vamos mostrar quais são as variações de telhas e indicar as melhores para cada projeto. 

Continue a leitura e aproveite! 

Quais os tipos de telhas metálicas?

Inicialmente, vale adiantar que há diversas vantagens conquistadas com o uso de telhas metálicas.

Elas apresentam um grande custo-benefício, uma vez que: 

  • podem ser usadas nos mais diversos tipos de reformas e construções;
  • não demandam tanta manutenção;
  • podem ser instaladas fácil e rapidamente; 
  • oferecem grande resistência e, consequentemente, durabilidade;
  • dependendo do modelo, proporcionam maior conforto térmico e acústico;
  • asseguram um melhor acabamento visual.  

São muitas as vantagens, não? 

Saiba tudo sobre a telha metálica da Nacional Telha!

Podemos encontrar basicamente dois tipos de modelos, conforme abaixo: 

Telha ondulada

As telhas onduladas possuem no seu formato ondas senoidais, sem trechos planos.

É um tipo de telha metálica utilizado em imóveis comerciais e industriais, principalmente quando a cobertura é em arco, já que ela pode ser arqueada, adaptando-se à curvatura do telhado, sem dobrar ou formar vincos. 

tipos de telhas metálicas ondulada

Telha trapezoidal

Já a telha trapezoidal é aquela formada por ondas em formato trapezoidal, como o próprio nome diz. Esse modelo de telha apresenta uma grande diversidade de tipos, com alturas diferentes do trapézio, cada um deles próprio para determinada cobertura e estilo.

Assim como as telhas anteriores, estas são comuns em casas, comércios e indústrias. 

tipos de telhas metálicas trapezoidal

Elas podem, ainda, ser simples ou termoacústicas. Veja abaixo: 

Telha simples 

As telhas simples são aquelas compostas por apenas uma chapa. Nem por isso deixam de ter excelente qualidade e alta resistência, até porque são feitas de aço galvalume (revestimento de zinco, alumínio e silício). 

Telhas Termoacústicas

Você sabia que existe a termoacústica? Ela também é feita de aço galvalume. 

A única diferença é que ela possui um material isolante encaixado entre duas chapas de metal. Por isso, são conhecidas popularmente como “telhas sanduíche”. 

Mas, afinal, o que faz o material isolante? 

Ele é responsável por manter os ambientes internos com temperaturas agradáveis e por diminuir barulhos e ruídos.  Características que, sem dúvida, fazem total diferença para quem deseja uma casa, loja ou escritório com mais conforto. 

Vale destacar que, no Brasil, as telhas termoacústicas são ainda mais importantes, já que nosso país tem temperaturas mais elevadas. E sem esse tipo de material, fica muito mais difícil ter cômodos frescos, ideais para relaxar, trabalhar, dormir…

tipos de telhas metálicas termoacústica

Garanta agora as melhores telhas termoacústicas do mercado no Nacional Telha!

Telhas coloridas 

As telhas de metal também podem ser coloridas! ideais para [um acabamento visual mais elaborado ao seu imóvel!

O bacana é que você pode encontrar toda a diversidade de tons. Assim, fica fácil deixar o telhado ou a cobertura mais bonita e harmônica, conforme o seu projeto. 

Outro ponto interessante é que a pintura é feita a pó e através de robôs. Dessa forma, a tinta é aplicada de maneira uniforme, sem risco de descascar e sair com o passar do tempo. 

tipos-de-telhas-metalicas-coloridas

Qual é o melhor tipo de telha metálica?

As telhas metálicas com aço galvalume são as de melhor qualidade, até mesmo para quem mora ou trabalha na praia. Isso porque os revestimentos são resistentes à corrosão da maresia. 

Agora, se você busca um melhor acabamento visual, aposte nas telhas de metal coloridas! Já para quem quer conforto térmico e acústico, vale o destaque para as telhas sanduíche. 

Além desses tipos de telhas metálicas, há ainda a telha de claridade, que permite a iluminação natural dos ambientes — o que gera não apenas mais conforto, mas também economia na conta de energia elétrica. 

Como escolher a telha correta para construção?

O primeiro passo é fazer uma lista de todas as suas prioridades e necessidades. Como você gostaria que ficasse o seu projeto? 

Também é muito importante estar atento ao tamanho do telhado, e identificar quantas telhas colocar por m²

Caso contrário, há o risco de comprar telhas com medidas inapropriadas para o projeto e, assim, ter ainda mais trabalho e até amargar um prejuízo… 

Outro cuidado importante é sempre conferir a procedência dos materiais e saber como eles são produzidos. Ou seja, conhecer os insumos usados e verificar a composição, já que a qualidade depende muito desses fatores. 

Conte com nossa equipe para te ajudar a escolher a melhor telha para sua construção!

Conclusão

Se você chegou até aqui, agora já sabe tudo sobre os diversos tipos de telhas metálicas: quais são os modelos disponíveis no mercado e como escolher o modelo ideal para a sua obra. 

Nesse processo, nós da Nacional Telha podemos te oferecer o que há de melhor. Trabalhamos somente com materiais provenientes das melhores siderúrgicas do país, como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e a ArcelorMittal.

Todas as nossas telhas de metal são fabricadas com aço galvalume AZ150. Preste atenção a esse ponto, pois muitos fabricantes utilizam material de qualidade inferior. Peça sempre AZ150.

Para entender mais sobre isso, acesse a matéria no nosso blog: “Galvalume, o que é, composição, vantagens e como instalar.”

Não perca mais tempo e peça já o seu orçamento! 

No mais, é só aproveitar a qualidade dos materiais e apreciar o melhor resultado para sua reforma ou construção! 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email