Nacional Telha

Telhas de fibrocimento ou metálicas: saiba qual escolher!

Telhas de fibrocimento ou metálicas: saiba qual escolher!

As telhas de fibrocimento fazem parte de um tipo de telhas bastante popular, com fácil instalação e preço acessível. Porém, são melhores que as telhas metálicas?

É sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje.

Em dúvidas sobre o telhado que você quer construir? É comum que, nessas horas, você não saiba qual o melhor modelo de telhas para sua construção.

Afinal, vale ficar no tradicional e apostar nas telhas de fibrocimento ou vale investir em uma telha metálica de alta qualidade?

Vamos esclarecer essas e outras dúvidas, contando um pouco mais sobre o que é a telha de fibrocimento, suas desvantagens e como substituí-las!

Melhor tipo de telhado: como escolher, a importância e opções!

O que são telhas de fibrocimento?

O que são telhas de fibrocimento?

Telhas de fibrocimento são uma opção de telha mais econômica (muitas vezes, a mais barata) encontrada no mercado. Seu material é uma mistura de cimento processado com fibras sintéticas.

Trata-se de um tipo de telha mais leve, com instalação facilitada e que pode ser comprada por um preço usualmente menor que as outras.

Costumam ser muito utilizadas para coberturas de obras com menor orçamento para o telhado —  uma alternativa bastante comum há alguns anos.

Principais características da telha de fibrocimento

Entre as principais características da telha de fibrocimento, podemos citar o seguinte:

  • Leve;
  • Mais econômico;
  • Prática para instalar;
  • Menor capacidade de isolamento térmico;
  • Podem ser utilizadas para fechamento lateral;
  • Menos resistente que as telhas convencionais ou metálicas.

Tipos de telhas de fibrocimento

Apesar da telha de fibrocimento ser bastante comum em seu modelo ondulado, existem outros tipos disponíveis no mercado.

Sua utilização vai depender do orçamento, das características da obra e da preferência do comprador.

Normalmente, o modelo ondulado é o mais utilizado por ser mais discreto, compondo uma cobertura que agrega menos no quesito estético.

Agora, voltando aos tipos, você encontra telhas de fibrocimento nos formatos:

  • Calhas;
  • Modulado;
  • Caneletes;

Você vai encontrar ainda diferentes modelos dessas telhas com base no formato e angulação das suas ondas.

Desvantagens das telhas de fibrocimento

Desvantagens das telhas de fibrocimento

Como ressaltamos, as telhas de fibrocimento são uma opção própria para um orçamento mais curto ou para construções específicas.

O motivo é simples: é um tipo de telha que apresenta várias desvantagens se comparada às outras.

  • Desempenho térmico: as telhas de fibrocimento falham em promover um bom isolamento térmico, especialmente para áreas mais quentes ou com incidência de sol.
  • Desempenho acústico: igualmente, as telhas de fibrocimento não oferecem grande proteção acústica. Seu material é bastante fino e, muitas vezes, pouco denso, o que acaba prejudicando o conforto acústico, especialmente na iminência de chuvas.
  • Pouca resistência: contra as intempéries “convencionais”, a telha de fibrocimento oferece certo nível de resistência. Porém, diante de ventos mais fortes, detritos carregados por uma tempestade, ele pode ceder com mais facilidade que outros tipos de telha.
  • Instalação fácil, mas depende: é comum afirmar que a instalação das telhas de fibrocimento é simples, o que é verdade. No entanto, sua correta instalação requer algumas coisas, como um espaço de respiro entre a laje e as telhas, o que exige mais mão de obra e custos na estrutura do telhado.

Entenda as diferença entre as telhas de amianto e fibrocimento

Há bastante confusão sobre o que são as telhas de fibrocimento e sua relação com as telhas de amianto. Vale dizer, de antemão, que não são a mesma coisa.

Há muito receio em relação às telhas de fibrocimento por conterem amianto, um elemento cuja inalação é bastante perigosa para o ser humano. É, inclusive, um componente cancerígeno.

No entanto, era um elemento comum de telhas mais baratas. Elas eram feitas com uma mistura de cimento processado e fibras de amianto.

Porém, hoje em dia, o amianto não pode mais ser comercializado como era.

Por isso, as telhas de fibrocimento atuais são feitas de cimento processado, fibras sintéticas, polpas (conjunto de fibras vegetais, como a celulose, em decomposição) e água.

Como substituir as telhas de fibrocimento?

Como substituir as telhas de fibrocimento?

Apesar das telhas de fibrocimento apresentarem alguns benefícios, já não é um modelo tão indicado por especialistas, engenheiros e arquitetos. Então, como substituir?

Optar por telhas convencionais, de cerâmica, pode ser um tanto complicado.

Apesar de serem mais tradicionais, exigem maior investimento na estrutura e também são mais caras — o que complica quem tem orçamento curto.

A melhor opção é partir para uma telha mais econômica que as convencionais, porém ainda mais resistente, com instalação fácil e pouquíssima manutenção: as telhas metálicas!

Telhas metálicas ou fibrocimento: veja por que optar por metálicas

Telhas metálicas são ótimas substitutas para as telhas de fibrocimento em seu projeto. Existem alguns motivos para isso.

Confira porque cada vez mais pessoas estão optando pelas telhas de metal, entendendo suas vantagens sobre o modelo de fibrocimento:

Conforto térmico

As telhas metálicas são ótimas alternativas para quem busca uma cobertura com excelente conforto térmico (e acústico, claro!).

Muitas pessoas não sabem, mas você pode comprar um tipo de telha chamada telha sanduíche.

Essa telha termoacústica conta com uma eficiente camada de isolamento, que pode proteger os ambientes internos de temperaturas mais extremas e também do som externo.

Duração

Por serem de metal, essas telhas possuem durabilidade inigualável no mercado, muito resistentes às intempéries do tempo.

Inclusive, algumas fabricantes especializadas, como a Nacional Telha, apenas trabalham com metais de alta qualidade, como o aço galvalume AZ150.

É um material que confere mais resistência, durabilidade e qualidade à cobertura.

Instalação

Diferente de outros tipos, a instalação de telhas metálicas é bastante simples, pois exige poucos cuidados específicos com a estrutura.

Basta parafusar as telhas na estrutura, seguindo a inclinação correta, e pronto!

Estética e medidas

As telhas metálicas oferecem um componente muito valorizado hoje em dia: o estético.

Além de ser um tipo de telha para todas as necessidades dimensionais, podendo cobrir grandes vãos, você pode encomendar modelos de vários formatos e mesmo cores!

Assim, compõe seu projeto arquitetônico de maneira única!

Confira as melhores opções de telhas metálicas no Nacional Telha!

Conclusão

Neste conteúdo, te explicamos o que é, quais as características e as desvantagens da telha de fibrocimento.

Porém, introduzimos uma alternativa muito melhor: a telha metálica.

E agora, pronto para construir uma cobertura resistente, econômica e bonita? Então saiba que as telhas metálicas são a escolha certa!

Garanta suas telhas metálicas aqui na Nacional Telha! Temos diversos produtos e acessórios para auxiliar na construção. Confira mais!

E siga lendo o blog para aprender tudo sobre construção de coberturas!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email