Nacional Telha

Telhados Embutidos: tipos de telhas, exemplos e mais dicas

o que é telhado embutido e como fazer

Não é de hoje que damos toda a atenção para coberturas… Afinal, esse item da construção é responsável por garantir a segurança e o conforto dos imóveis. Mas você sabia que é possível dar a elas um toque mais bonito? Estamos falando dos telhados embutidos!

Eles são muito comuns em projetos dos mais diversos tipos, principalmente naqueles mais modernos, quando se busca causar impacto! 

Confira tudo sobre o assunto aqui!

Como é o telhado embutido?

O telhado embutido — comum em casas e empresas — é uma cobertura feita com telhas que não ficam aparentes. São dispostas de forma que fiquem “escondidas” por uma estrutura, chamada de platibanda. 

Visualmente, é como se houvesse uma “parede” ou “viga” na frente do telhado. 

Como evitar vazamentos em telhados embutidos?

Os cuidados com a “cobertura escondida” não são diferentes daqueles destinados aos telhados comuns. 

Sendo assim, na hora de executar o seu projeto de telhado embutido, é importante, primeiramente, escolher as melhores telhas do mercado. Mais adiante, vamos falar mais sobre isso. 

Além disso, é essencial fazer o encaixe correto das telhas. Para tanto, busque um fornecedor ou fabricante de renome, evitando, com isso, utilizar material de qualidade duvidosa. Importante, também, contratar um profissional qualificado para a instalação. 

Mais uma dica interessante é orientar o cliente a sempre realizar a manutenção das calhas, verificar se elas estão bem posicionadas e sem sujeiras. Caso contrário, podem entupir e, então, causar vazamentos.

Qual é mais barato: telhado aparente ou embutido?

O custo vai depender bastante do tipo de projeto a ser executado. Mas, de forma geral, o telhado embutido leva vantagem em relação ao telhado aparente. 

A principal razão disso é que, em telhados aparentes, apesar da possibilidade de usar telhas mais baratas, como as de barro, por exemplo, o tipo de madeiramento e a manutenção os tornam mais caros. 

Já para a “cobertura camuflada”, é preciso investir mais em materiais como calhas e telhas, mas a menor necessidade de mão-de-obra e manutenção faz com que esta seja a opção mais atrativa. 

Veja alguns projetos de telhado embutido

Para você ver o quanto o telhado embutido fica bonito e, também, para inspirar-se, separamos algumas fotos: 

exemplo de projeto com telhado embutido
residência com telhado embutido
Como é o telhado embutido?

Então, qual projeto mais o agradou? 

Quais são os tipos de telhados embutidos?

Um dos principais pontos de diferenciação entre telhados embutidos com platibanda é o tipo de telha usada

Confira as variações mais comuns encontradas nos projetos:

Polipropileno

As telhas de polipropileno são usadas em diversas construções e reformas. 

Mas, é preciso saber que, em comparação com as telhas metálicas, por exemplo, aquelas são mais frágeis. Elas correm mais risco de quebra. 

Além disso, não oferecem absoluto conforto térmico e acústico, o que pode causar muito desconforto para as pessoas, estejam elas em casa ou no trabalho. 

Fibrocimento

No caso das telhas de fibrocimento, trata-se de um material que também costuma esquentar facilmente. Sem dúvida, isso pode se tornar um problema, principalmente levando em conta as elevadas temperaturas frequentes no nosso país. 

Também têm vida útil menor em relação às telhas metálicas e, quando expostas às variações de clima e chuvas, podem tornar-se menos resistentes e quebrar com mais facilidade. Por isso, podem surgir problemas de infiltração no imóvel, além de situação de insegurança para os prestadores de serviços que precisam andar pelo telhado.

Outro ponto a considerar é que essas telhas até são fabricadas em outras cores, mas a variedade não é tão grande assim.

Metálica

As telhas metálicas galvalume ou telhas metálicas de zinco são excelentes!

Isso porque elas oferecem extrema resistência e durabilidade, são leves e fáceis de instalar, além de poderem ser produzidas com material termoacústico. 

Mais uma vantagem é a diversidade de cores. Realmente dá para usá-las em qualquer tipo de projeto!

Qual telha usar no telhado embutido?

Depois que mostramos os materiais mais comuns usados em telhados embutidos, podemos chegar a uma conclusão bem clara: as telhas metálicas (telhas galvalume ou galvanizadas) representam a melhor escolha, já que são versáteis, bonitas, leves, práticas e feitas com alta tecnologia, para oferecer resistência e conforto. 

Se preferir, dá para mesclar telhas simples com as coloridas, transparantes ou mesmo as telhas termoacústicas.

Conheça todos os produtos da Nacional Telha e faça o seu projeto do seu jeito!

Telhados embutidos: como fazer?

O passo a passo para fazer um telhado embutido é o seguinte: 

  1. desenvolva o projeto (isso faz com que as expectativas dos clientes realmente sejam atendidas);
  2. monte toda a estrutura;
  3. veja se as tesouras estão mesmo bem colocadas;
  4. confira quantas telhas colocar por m²;
  5. encaixe as telhas;
  6. fixe as cumeeiras, calhas e rufos (imprescindíveis para evitar vazamentos de água e problemas similares).. 

Vale lembrar que, com as telhas metálicas, você consegue um encaixe muito mais fácil, prático e rápido. 

Telhado embutido vale a pena?

Sim, os telhados embutidos valem muito a pena! O resultado é surpreendente! 

Seu imóvel fica moderno e atual, mais valorizado e desejado! Com as novas tendências arquitetônicas, casas com telhados aparentes já estão fora de moda.

Sem dúvida, os telhados embutidos dão um toque criativo e diferente para as edificações, sem contar que também garantem total segurança, resistência e durabilidade!

Conte com nossa equipe para te ajudar a escolher a melhor telha para sua construção!

Conclusão

Neste conteúdo, vimos tudo sobre telhados embutidos. O que são, quais os tipos de materiais mais usados, as vantagens e o modo de execução. 

Conforme as informações, executar esse modelo de cobertura é um ótimo negócio, sobretudo por causa do visual diferente e moderno! 

Então, agora basta você conhecer melhor as telhas metálicas da Nacional Telha. Todos os produtos são fabricados com a melhor matéria prima e os mais modernos equipamentos. 

Muito cuidado com a qualidade do material: uma compra errada trará problemas futuros ao seu imóvel e ao seu bolso, causando manutenções em excesso e até a necessidade de uma troca prematura.

Não arrisque, escolha sempre a melhor! Acesse nosso site e peça um orçamento.

Depois, basta tocar o seu projeto!Para mais dicas como essas, continue aqui pelo blog da Nacional Telha!

COMPARTILHE